Como organizar fotos – Por que eu nunca encontro aquela foto que quero?

Quando minha filha tinha uns 3 anos de idade, tiramos uma foto dela se deliciando com uma manga. Ao crescer, ela passou a odiar essa fruta e num certo dia, tentamos encontrar essa foto para mostrar pra ela e… não achamos em nossa “pequena” biblioteca de fotos! =(

Você se identifica com essa situação? Pois saiba que você não está sozinho.

Realizei uma pesquisa com pais e mães, perguntando se eles também tinham dificuldade de encontrar fotos digitais antigas. Claro que a maioria está no mesmo barco!

 melhor método para organizar fotos

Então, por que não conseguimos encontrar nossas fotos?

Normalmente, as pessoas colocam todas as fotos numa mesma pasta, ou possuem várias pastas em vários lugares do computador. Vira aquela bagunça! E na hora de procurar uma foto, chega até a dar um desânimo… Sem renomear as fotos então, a missão fica quase impossível. Isso sem falar nas fotos que deixamos espalhadas em vários dispositivos, como tablets e celulares.

De um modo geral, existem 3 problemas pelos quais as pessoas não conseguem manter suas fotos organizadas:

  1. Excesso de fotos repetidas
  2. Descentralização das fotos
  3. Falta de um sistema de organização

Como acabar com a desorganização de suas fotos

Você vai ter que atacar esse problema por partes. Eu sugiro que você comece implementando hoje um “método” para as novas fotos que você tirar. Depois, quando você tiver criado a cultura de organizar, poderá aplicá-lo às imagens mais antigas.

Para criar um método que funcione, você deve atacar os 3 problemas que mencionados acima: excesso de imagens repetidas, descentralização dos arquivos e falta de um sistema de organização.

Para isso, seguem minhas recomendações:

  • Após fotografar um determinado evento ou viagem, tire um tempo para apagar fotos repetidas, tremidas, escuras e que de alguma maneira não tem salvação.  Vai ficar mais fácil encontrar suas fotos dentre uma quantidade menor.
  • Selecione uma quantidade de fotos (eu recomendo umas 10) que contem a história do evento fotografado e imprima – ou monte um álbum específico para esse evento. Quando alguém for visitá-lo e quiser ver as fotos da sua última viagem, você não vai mostrar 2500 fotos, né? Nesse outro artigo mostrei como podemos montar um scrapbook com algumas fotos especiais.
  • Crie um sistema de organização de fotos e certifique-se de que todos da casa irão utilizá-lo. Se alguém começar a armazenar as fotos em pastas temporárias, a chance de perdas e duplicidades é grande! Mais abaixo eu mostro como é o meu método de organização.

Esses 3 passos são muito importantes para que você consiga manter suas fotos organizadas e sempre encontrar aquela que está procurando sem dificuldades. Não é difícil colocar essas recomendações em prática, mas você precisa criar o hábito de fazê-las dentro de uns 3 dias no máximo. Se você deixar passar, vai acumular as fotos e você não vai fazer. Acredite em mim.

O meu método de organização de fotos

Muita gente me pergunta como consigo gerenciar minhas fotos sem perdê-las. Considero meu sistema bastante eficiente e exceto por alguns problemas que tivemos ao trocar de computador, podemos considerar que praticamente não perdemos fotos.

Meu marido ganhou nossa primeira câmera fotográfica digital em 2003 e, desde então, conseguimos sobreviver a todos esses anos sem perder praticamente nenhum momento. Sempre tivemos essa preocupação e na época fazíamos backup regularmente através de CD’s e posteriormente DVD’s.

Sempre tive a preocupação de organizar as fotos por ANO, MÊS, DIA e MOMENTO, e utilizamos a data de trás para frente para que fiquem ordenadas cronologicamente, ou seja, se o evento aconteceu no dia 02 de janeiro de 2007, colocamos nesse formato (20070102 – Passeio Turístico no Reviver), conforme a imagem abaixo:

Como-organizar-suas-fotos

Esse sistema funciona muito bem, porque mesmo que a gente não consiga lembrar da data exata que algo ocorreu, teremos sempre uma ideia do ano ou do mês. Daí, a descrição faz o trabalho final na hora de encontrarmos.

Vamos ao teste? Alguém aqui sabe exatamente onde estão as fotos do 1º aniversário do filho? No meu caso, as fotos são de 2003 (13 anos atrás).

Como-organizar-suas-fotos-02

Prático, não? Fica bem simples também na hora de fazer um backup.

Assim, aos apaixonados pelos filhos e que valorizam as fotografias que registram a história de suas infâncias, resumiria esse texto em apenas três frases:

  1. Livre-se do excesso de fotos repetidas, desfocadas, inutilizáveis
  2. Concentre as fotos em uma pasta única (e faça uma cópia em outros dispositivos)
  3. Crie um sistema de organização e coloque todos na sua casa para usar o mesmo sistema.

E você? Qual sua metodologia que você usa para organizar suas fotos? Qual sua foto digital mais antiga? Você já perdeu fotos/momentos por conta de falha no HD ou furto/roubo? Conta pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.