3 dicas simples e eficientes para fotografar crianças

Fotografar crianças é apaixonante! É tanto amor por nossos filhos que fotografamos como se isso fosse capaz de parar o tempo. Deve ser por isso que dizem por aí que “quando nasce uma mãe, nasce uma fotógrafa”. Só que o resultado nem sempre é aquilo que a gente espera.

Queremos fotografar todos os movimentos, todos os sorrisos e até as birras… Mas são fotos e mais fotos tremidas, desfocadas ou simplesmente “sem graça”. E aí a gente se pergunta “Por que não consigo resultados legais?”.

Muita gente costuma atribuir a baixa qualidade de suas fotos ao pobre do equipamento: “Ah, é fácil pra você fazer fotos bonitas. Com essa câmera aí que você tem…”. Posso falar? Não, a câmera não faz milagre sozinha, assim como um excelente fogão não garante um bom jantar.

Quando comecei a fotografar a minha filha, minha câmera digital quase não tinha recursos. Na verdade, ela provavelmente tinha menos funções e megapixels que seu celular.

O que tive que fazer foi aprender alguns truques que revolucionaram o resultado das minhas fotografias e me permitiram ir evoluindo constantemente. Aprendi a driblar as restrições que a máquina tinha e assim fui conquistando resultados cada dia melhores.

Claaaaro que equipamentos melhores facilitam o processo, mas se você praticar bem com essas 3 dicas vai ver suas fotos evoluírem significativamente, mesmo sem trocar de câmera.

Confira 3 dicas simples para fotografar crianças

1 – Use a luz a seu favor

De nada adianta você caprichar na roupinha do seu filho, estar numa paisagem linda e não saber aproveitar a luz. Uma luz bonita será capturada se posicionar seu filho de forma que a fonte dessa luz fique na lateral. Também é possível obter um bom resultado se a luz estiver na frente do rosto do seu filho, mas nesse caso, luzes muito fortes farão com que ele feche os olhos.

O que evitar: Fotos em momentos de luz muito forte e alta ( como o sol entre 11 e 15 horas); fotos com a fonte de luz atrás da pessoa (a não ser que queira fazer uma silhueta).

Menino saltando - Como fotografar crianças

Nessa foto, a parte mais clara da foto é atrás do menino, deixando-o na sombra

2 – Abaixe ao nível dos olhos

Um dos maiores erros dos pais ao fotografar seus filhos é não abaixar-se no nível dos olhos deles. Se fotografamos sempre de cima, tudo o que mostraremos na foto é o chão do ambiente. Isso pode até ficar legal em situações como seu filho brincando em um tapete colorido. Mas se seu filho estiver brincando numa praia e você tirar a foto de cima pra baixo sabe o que veremos? Só a areia. Abaixe-se e mostre o que está ao redor.

fotografar-crianças

Se a foto fosse tirada de cima, ao invés das árvores, veríamos o chão

 

3 – Fotografe diariamente

Com o advento da câmera digital – que trouxe um custo baixíssimo por clique -, todos nós, pais, deveríamos fotografar nossos filhos diariamente. Não somente para ter um registro de cada dia, mas porque ganhamos duas coisas: a primeira é prática, claro!  Quanto mais treinamos, mais entendemos nossa câmera e passamos a obter resultados melhores. Mas, a melhor conquista de se fotografar todos os dias é que nossos filhos passam a encarar a câmera como algo natural. Quando fotografamos somente em raras ocasiões nossos filhos tendem a tratar a câmera como uma intrusa e assim “congelam” – ou dão aqueles sorrisos forçados – na hora que a vêem. Se ela está presente em todos os momentos, a tendência é que fiquem a vontade e continuem a brincar enquanto nós corujamos. Isso garantirá mais registros espontâneos e menos sorrisos amarelos.

fotografar crianças de maneira discreta

Se a câmera não é novidade, conseguimos capturar momentos como esse

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu email e receba novidades na sua caixa de entrada!

Email

E vocês? Quais as principais dificuldades que vocês encontraram nessa missão? Como vocês conseguem melhores resultados? Conta pra gente! E não esqueça de compartilhar a dica com outras mamães!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.